CURSOS E TREINAMENTOS LEAN:
dos primeiros passos ao profissional. Cursos in-company ou em auditório com a utilização de lean games e bastante fotos e vídeos de projetos e cases feitos pelos nossos instrutores.

Os Cursos da Takt Consultoria São…

- Orientados para o Mercado de Trabalho: ensinamos o que você vai realmente utilizar nas empresa e gerar resultados rápidos! Focamos em assuntos como conversion-cost, head-count, PPM, lead-time e aumento de produtividade.- Práticos e Utilizam Simulações e Lean Games: a melhor forma de aprender é fazendo. Ao final de cada tópico, mostramos cases reais, aplicamos exercícios e praticamos a teoria utilizando jogos, dinâmicas e bastante simulações.- Cursos In-Company: possibilitam os inscritos a participarem de cursos realizados dentro de empresas, clientes da Takt, que estão implementando o Lean Manufacturing. Composto de um treinamento teórico junto com os funcionários da empresa + análise e implementação de melhorias na prática.

Módulo I – Starting The Lean

Este módulo passa uma visão geral do que é Lean, seus princípios e principais ferramentas. Discute-se bastante a noção de desperdício e como identificá-los nas empresas, além de apresentar possíveis estratégias de implementação.

  1. INTRODUÇÃO AO LEAN : um pouco de história, o modelo Toyota, os 7 mudas e 3M’s
  2. CHANGE MANAGEMENT: como remover resistências, mudar paradigmas e deixar a pessoa preparada para mudança?
  3. CULTURA KAIZEN: os benefícios dos programas de melhoria contínua e flexibili-zação do operador. A cultura do foco na eliminação do desperdício, o hábito do go and see (gemba approach) e a resolução estruturada de problema.
  4. TRABALHO PADRÃO: como padronizar, melhorar e eliminar o desperdício. O método TWI e Exemplos de Work Instructions.
  5. GESTÃO VISUAL E 5S : dicas de como organizar e identificar a fábrica, facilitar o trabalho padrão. Técnicas para deixar os problemas à vista, gerar alertas e resolver os problemas.
  6. TPM – MANUTENÇÃO AUTÔNOMA: um overview sobre o TPM com foco no aumento da estabilidade e da robustez geral do sistema e na manutenção feita pelo próprio operador.
  7. SETUP RÁPIDO / SMED: diversos exemplos de dispositivos, técnicas e best cases para reduzir o tempo de setup. Análise da relação do tempo de setup com o leadtime de fabricação.

Público alvo: iniciantes no mundo lean, estagiários e trainees com menos de 2 anos de experiência e profissionais que precisam reduzir o tempo de setup.

Lean games: casa do lego, smed, quebra-cabeça. Carga horária: 8 horas.
Livros de apoio: Toyota Way (Liker), Gemba Kaizen (Masaaki Imai).

Ao final do curso o participante estará apto a detectar e medir os desperdícios, definir e melhorar o trabalho padronizado e reduzir tempo de setup. Além de ter um conhecimento geral do sistema Toyota de produção.

Módulo II – Production Flow (Standard)

Este módulo foca no que diz respeito à produção. A abordagem dos assuntos vai desde a definição da família de produtos, layout e projeto da linha de montagem até o projeto de produto e qualidade zero defeito.

  1. ADVANCED TAKT-TIME CALCULATION: aprenda a calcular o takt-time quando os tempos de produção variam significativamente.
  2. MUDA FINDINGS: a observação dos mudas no gemba e a capacidade de análise para definir o quanto é possível eliminar de desperdício numa célula de produção.
  3. CELLULAR LAYOUT AND ONE-PIECE-FLOW: técnicas de como dimensionar os postos de trabalho. Aprenda a definir o melhor layout para as linhas de produção e as vantagens do fluxo unitário de peças.
  4. MOCKUP & MATERIAL PRESENTATION: como projetar uma célula de produção e como tirar o melhor proveito dos mockups. Aprenda a fazer as bancadas em Trilogiq e saiba a melhor forma de dispor o material no bordo de linha.
  5. YAMAZUMI CHART & ENTRE-AJUDA: utilize a mais moderna metodologia para balancear postos de trabalho.
  6. POKA YOKE & QUALITY MATRIX: não aceite, não produza nem deixe passar produtos com defeito. Como fazer?
  7. ANDON AND HELP CHAIN: não deixe a linha para com problemas. Aprenda a resolvê-los de forma sistemática sem precisar ficar apagando o fogo.

Público alvo: profissionais relacionados ao lean manufacturing com experiência em kaizens ou engenheiros de processo que queiram mudar o paradigma das tradicionais linhas de produção.

Lean games: jogo do orimami. Carga horária: 8 horas.
Livros de apoio: Fazendo Fluir os Materiais, Aprendendo a Enxergar (Lean Instiute)

Ao final do curso o participante estará apto a calcular o takt-time com um mix bastante complexo. Estará hábil também para balancear postos de trabalho e criar áreas de entre-ajuda, conceber dispositivos à prova de erros e implementar um sistema de cadeia de ajuda.

Módulo II – Production Flow (Advanced)

Este módulo foca no que diz respeito à produção. A abordagem dos assuntos vai desde a definição da família de produtos, layout e projeto da linha de montagem até o projeto de produto e qualidade zero defeito.

  1. VALUE STRAM PROJECT: como alcançar as metas de redução de custo e melhorar a qualidade? Quais as fases de imple-mentação e como traçar a melhor estratégia de implementação? Aprenda a planejar de forma lean utilizando o mapeamento de fluxo de valor
  2. CHAKU-CHAKU AND KARAKURI: metodologia para implementação de células com máquinas de usinagem e na área de fabricação.
  3. CÉLULA DAISY: técnicas para desenho de células com longos trechos de automação. Por exemplo, em células de embalagem com etiquetamento e carimbos automatizados;
  4. CÉLULA SHOJINKA: aprenda a variar o output da produção de acordo com a demanda sem perder produtividade.
  5. MIXED MODEL LINE: aproveite melhor os equipamentos de teste ou dispositivos de alto custo sem precisar produzir em grandes lotes.
  6. MURA STATION: como montar produtos com acessórios extras na mesma linha de produção sem deixar postos de trabalho ociosos?
  7. DESIGN FOR ASSEMBLY: projete o produto pensando também na montagem para aumentar a qualidade, a produtividade e reduzir custos;

Público alvo: profissionais relacionados ao lean com mais de 20 kaizens de experiência ou engenheiros de processo sênior que queiram projetar células de produção mais eficientes.

Lean games: simulação em lego shojinka e mura station. Carga horária: 8 horas.
Livros de apoio: Total Flow Management (Euclides Coimbra)

Ao final do curso o participante estará apto a desenhar células de produção dontotsu (best in class) aproveitando melhor os recursos e mão-de-obra tanto na alta como na baixa demanda.

Módulo III – Pull Flow Managment (Standard)

Este módulo foca na logística interna e no armazenamento de peças. Apresenta um modelo moderno e eficiente de abastecimento de linhas para se eliminar as paradas por falta de abastecimento.

  1. VALUE STRAM PROJECT [Enfoque logístico]: como alcançar as metas de redução de estoque e leadtime? Quais as fases de implementação e como traçar a melhor estratégia de implementação? Aprenda a planejar de forma lean utilizando o mapeamento de fluxo de valor
  2. PADRONIZAÇÃO DE EMBALAGENS: reduza os custos com embalagens, aumente a eficiência logística, melhore o controle de caixas e evite a falta de embalagens na cadeia produtiva;
  3. LINE FEEDING: qual a melhor maneira de abastecimento de células? Como entregar o material em pequenos lotes sem aumentar o custo de operação?
  4. MIZUSUMASHI: técnicas de construção de vagões com engates apropriados que fazem curvas perfeitas mesmo em corredores estreitos.
  5. SUPERMERCADO: facilite o picking do material em pequenos lotes. Respeite o FIFO, e acabe com os problemas de organização e identificação do material.
  6. CÉLULAS DE REPACKING: qual a melhor maneira de transbordar o material quando o fornecedor não pode entregar na embalagem final?

Público alvo: profissionais relacionados ao lean manufacturing e logística interna.

Lean games: plug game. Carga horária: 8 horas.
Livros de apoio: Enxergando o Todo (Lean Institute); Construindo o Fluxo de Atendimento Lean (Lean Institute)

Ao final do curso o participante estará apto a desenhar um sistema de abastecimento de material em pequenos lotes (foco em componentes pequenos e repetitivos).

Módulo III – Pull Flow Managment (Advanced)

Este módulo discute a relação entre o processo e seus fornecedores. Os participantes aprenderão como fazer a produção puxada com os fornecedores, calculando a quantidade de cartões kanban e como integrar o sistema kanban ao sistema de MRP existente.

  1. DIMENSIONAMENTO DE SUPERMERCADOQual é a quantidade ideal de materiais entre os processos ? Como reduzir a quantidade de material dos estoques de recebimento/expedição?
  2. QUADRO DE CONSTRUÇÃO DE LOTE: Como dar maior autonomia ao operador para programar a máquina  gerir atrasos? Como obter previsibilidade no tempo de fila? Como deve ser feito o sequenciamento da produção?
  3. CAIXA DE RUPTURA: Não deixe as divergências de saldo no estoque do MRP causarem paradas na produção. Aprenda como agir antes disso.
  4. MILK RUN & FAST INBOUND: Como reduzir estoques de matéria-prima e fluxo de embalagens retornáveis entre clientes e fornecedores? Técnicas para redução do efeito chicote.
  5. WAREHOUSE DESIGN:Aumente a produtividade logística através do trabalho padronizado, gestão visual e reorganização do armazém. Como controlar o over flow?
  6. FLUXO DE PEQUENOS CONTENTORES VS. GRANDES VOLUMES: Técnicas diferentes para componentes diferentes. Kanban vs junjo

Público alvo: profissionais relacionados ao lean manufacturing e logística interna e externa.

Lean games: jogo das canetas. Carga horária: 8 horas.
Livros de apoio: Criando o Sistema Puxado Nivelado (Art Smalley), Criando Fluxo Contínuo (Mike Rother), Total Flow Management (Euclides Coimbra)

Ao final do curso o participante estará apto a desenhar e implementar um sistema de abastecimento com zero paradas de linha e que seja flexível, eficiente e de resposta rápida.

Módulo III – Pull Flow Managment (Pro)

Este módulo foca na produção puxada e estabelece um padrão de estoque para seus produtos de acordo com suas características de produção e consumo. A produção deixa de ser controlada pela previsão e passa a ser controlada pelo consumo real.

  1. SETUP LOGÍSTICO: aprenda a fazer viradas de linha trocando o material em zero segundos! Veja como reduzir o retorno de material.
  2. LOW RUNNERS FLOW: Qual o melhor fluxo de material para itens de baixa frequência?
  3. KITTING CELL & JUNJO: esteja capacitado para fazer itens personalizados sem perder eficiência logística. Aprenda a entregar itens volumosos de forma ergonômica para o operador e sem ocupar muito espaço na linha.
  4. PACEMAKER & SINCRONIZAÇÃO: sempre falta um item quando você pretende montar o produto? As peças chegam em momentos diferentes e você perde muito tempo tentando descobrir qual SKU vai con-seguir produzir hoje? Aprenda a sincronizar a produção e facilite o planejamento.
  5. PULL PLANNING: como fazer um sistema puxado que possa ser aplicado na prática?
  6. SEQUENCIAMENTO E NIVELAMENTO: cause menos estresse nos processos fornecedores. Faça um planejamento suave e melhore a eficiência da cadeia produtiva.

Público alvo: profissionais relacionados ao lean manufacturing, ao planejamento de materias e programação da produção. Também recomendado para gerentes que queiram especializar-se em logística interna.

Lean games: Jogo das canetas. Carga horária: 8 horas.
Livros de apoio: Total Flow Management (Euclides Coimbra)

Ao final do curso o participante estará apto a fazer um planejamento de produção simples e de maior acuracidade, além de reduzir estoque e leadtime sem realizar investimentos.

Módulo IV – Lean Management

Este módulo foca no que diz respeito ao gerenciamento da produção e pessoas com o foco em eliminar desperdícios, falar com dados e desenvolver e motivar a equipe de trabalho.

  1. OEE MANAGEMENT: aprenda a medir as perdas, priorizar ações e avaliar os departamentos da empresa de forma a aumentar a eficiência de produção sem produzir de forma empurrada.
  2. A3 REPORT: seja breve, claro e não deixe passar nenhum ponto relevante nas reuniões de acompanhamento de um projeto de melhoria.
  3. HOSHIN KANRI: como fazer o desdobramento de metas para todos os níveis hierárquicos.
  4. MANAGEMENT BY KAMISHIBAI: qual o papel da diretoria no chão de fábrica? Técnicas para modificar a cultura da empresa e ter sustentabilidade nos projetos.
  5. DAILY ROUTINE MANAGEMENT: como manter os indicadores à vista de todos e conduzir reuniões diárias no chão de fábrica em apenas 10 minutos?
  6. TOYOTA KATA: o modelo Toyota para desenvolvimento de pessoas

Público alvo: coordenadores lean e gerentes.

Lean games: a história do carro quebrado ao lado do rio. Carga horária: 8 horas.
Livros de apoio: Entendendo o Pensamento A3 (Art Smalley), Toyota Kata: Managing People for Improvement, Adaptiveness and Superior Results (Mike Rother)

Ao final do curso o participante estará apto a gerir a produção de forma padronizada, conduzir reuniões com foco no problema sem desviar os assuntos, desenvolver e capacitar a equipe de trabalho, falar com dados e divulgar os resultados e andamento dos projetos para toda a empresa de forma clara e sucinta.

Folder Institucional
download Download Folder Institucional - 6.56 MB

 

Módulos de Treinamento Lean
download Download Módulos de Treinamento Lean - 7.33 MB
 

 

 

 

 

   Produção Mais Eficiente e Flexível

Takt Consultoria Lean

Sua produção mais eficiente e flexível.
Entregue o pedido exato em menos tempo.
Lean Manufacturing is Successful Manufacturing.
 
Nossos serviços:
- Projetos de fluxo de valor;
- Desenho da logística interna;
- TPM, SMED e Cell Design;
- Cursos, palestras e treinamentos;
- Implementação (hands on);
- Acompanhamento e sustentabilidade.

 
Takt Consultoria Lean:
Rua Ernesto de Paula Santos, 960 - Sala 102
CEP: 51021-330 - Recife/PE
Telefone: (81) 9967-3723