Série DNA Toyota:

Todas as organizações que estudamos e que eram administradas segundo o Sistema Toyota de Produção partilham a crença abrangente de que as pessoas são o patrimônio corporativo mais significativo e que os investimentos em seus conhecimentos e suas habilidades são necessários para construir a competitividade. É por isso que,  nessas organizações, espera-se que todos os gerentes sejam capazes de executar o trabalho de todos os seus colaboradores e também de ensiná-los como resolver os problemas segundo o método científico. O modelo de aprendizagem se aplica tanto aos supervisores “líderes de equipe” de primeiro nível quanto aos mais altos executivos da empresa. Desse modo, todo mundo na Toyota participa do desenvolvimento de seus recursos humanos. De fato, o caminho do ensino desce em cascata e começa com o gerente da fábrica treinando todos os funcionários.

Para reforçar o processo de aprendizado e melhoria, todas as fábricas e principais unidades de negócio do Toyota Group utilizam uma série de consultores do Sistema Toyota de Produção, cuja responsabilidade primária é ajudar os gerentes seniores a fazerem  suas organizações progredir na direção do ideal. Esses “aprendizes-líderes-professores” respondem a essa responsabilidade identificando problemas com níveis cada vez mais altos de sutileza e dificuldade e ensinando as pessoas como resolvê-los cientificamente.

Muitas dessas pessoas foram extensamente treinadas na Divisão de Consultoria em Gerenciamento de Operações (no original, Operations Management Consulting Division -OMCD) da Toyota. A OMCD foi montada no Japão como resultado dos esforços de Taiichi Ohno – um dos arquitetos originais do Sistema Toyota de Produção – para desenvolver e difundir o sistema em toda a Toyota e em seus fornecedores. Muitos dos altos funcionários da Toyota –inclusive o novo presidente da Toyota Motor, Fujio Cho – aperfeiçoaram suas habilidades graças à OMCD. Durante seu mandato na OMCD, que pode durar anos, os funcionários da Toyota ficam liberados de todas as suas responsabilidades de linha para se dedicarem integralmente às atividades de melhoria e treinamento nas fábricas da Toyota e de seus fornecedores. Com esse tipo de apoio às fábricas e operações logísticas da Toyota, a OMCD atua como um centro de treinamento que aprofunda o conhecimento de seus consultores dando a eles as oportunidades para resolver muitos problemas difíceis e ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Em 1992, a Toyota fundou o Centro de Apoio ao Fornecedor Toyota (no original, Toyota Supplier Support Center – TSSC) nos Estados Unidos com a finalidade de treinar as empresas norte-americanas no Sistema Toyota de Produção. Com base nos conceitos da OMCD, o TSSC já organizou workshops para mais de 140 empresas e prestou assistência direta a 80 delas. Embora muitas dessas empresas sejam fornecedoras de autopeças, poucas são fornecedoras exclusivas da Toyota; os participantes desses workshops vêm de outros setores da economia, de universidades, de organizações governamentais e de associações de classe. Na verdade, grande parte da pesquisa que fizemos para este trabalho foi extraída da experiência de um de seus autores, que atuou como membro da equipe TSSC durante cinco meses, promovendo o Sistema Toyota de Produção na fábrica de um fornecedor exclusivo Toyota e em outras duas fábricas de autopeças

Continue Lendo »

 

 

 

 

   Produção Mais Eficiente e Flexível

Takt Consultoria Lean

Sua produção mais eficiente e flexível.
Entregue o pedido exato em menos tempo.
Lean Manufacturing is Successful Manufacturing.
 
Nossos serviços:
- Projetos de fluxo de valor;
- Desenho da logística interna;
- TPM, SMED e Cell Design;
- Cursos, palestras e treinamentos;
- Implementação (hands on);
- Acompanhamento e sustentabilidade.

 
Takt Consultoria Lean:
Rua Ernesto de Paula Santos, 960 - Sala 102
CEP: 51021-330 - Recife/PE
Telefone: (81) 9967-3723